No dia 22 de julho de 1998, o Vasco dava um importante passo para chegar ao título da Libertadores daquele ano. Em Buenos Aires, em uma partida contra o River Plate, o time da Colina precisava de um empate para avançar para a decisão - o primeiro jogo, em São Januário, foi 1 a 0 para os donos da casa. Após sair perdendo por 1 a 0 para os argentinos, a equipe carioca precisava do empate para chegar à final e foi o que aconteceu, graças ao meia Juninho Pernambucano, em uma cobrança de falta perfeita (assista ao vídeo acima).
Aos 37 minutos do segundo tempo, quando a partida estava a favor do River Plate, Juninho Pernambucano acertou uma bomba da entrada da área, encobrindo o goleiro Burgos. O resultado colocou a equipe carioca na decisão, diante do Barcelona, do Equador. Posteriormente, o time da Colina conquistou o título da Libertadores, o mais importante de sua história.
Há dois anos, uma torcida organizada do Vasco criou uma canção exaltando alguns momentos históricos do time da Colina, entre eles o lance de Juninho. Na música conhecida como "São Januário, meu caldeirão", gol de Pernambucano ganha ainda mais notoriedade entre os vascaínos.
- Eu é que estou devendo uma homenagem para eles. Isso pra mim não tem preço. Eu fiz muito menos pelo clube do que Edmundo, Romário ou Roberto Dinamite. Tive sorte de marcar a história do Vasco da mesma forma como eu marquei a do Lyon. Fico feliz que a torcida não tenha esquecido de mim ainda, mas acho que outros fizeram mais pelo clube do que eu.
Fonte: GLOBOESPORTE.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário